domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mortes em naufrágios chegam a 37 no Amazonas.

Foto - G1
Nos últimos dois anos, 37 pessoas morreram nos 133 naufrágios registrados pela Marinha em rios que banham o território amazonense. Para as Forças Armadas, as mortes estão associadas à falta de habilidade dos condutores para navegar com as embarcações e a imprudência de navegadores no Amazonas.
De acordo com o comando da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), os naufrágios ocorrem principalmente nos rios da Região do Baixo Amazonas, mais especificamente no percurso entre os municípios de Itacoatiara, Parintins e cidades circunjacentes no Rio Amazonas.
A Marinha enfatizou que a maior parte dos acidentes é causada por imperícia ou imprudência, onde os tripulantes e passageiros não estão usando coletes salva-vidas ou não há os equipamentos de salvatagem na embarcação (boias, coletes e outros equipamentos de resgate).
Em relação à investigação dos naufrágios, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental esclareceu que, para cada ocorrência, um Inquérito Administrativo sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN) é instaurado para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.
Para evitar novos acidentes, a Capitania Fluvial afirmou que tem realizado fiscalizações das embarcações que transportam passageiros. Em 2012, durante as abordagens feitas pela Capitania Fluvial, Delegacia e Agências foram notificadas 4.522 embarcações flagradas com irregularidades no Amazonas. Apesar do volume de registros, o número de mortes e de acidentes tem apresentado redução nos dois últimos anos. Em 2012, foram contabilizados 94 naufrágios, que resultaram na morte de 25 pessoas. No ano anterior o número de vítimas caiu para doze pessoas mortas nos 39 acidentes que aconteceram.

Fonte- G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário