segunda-feira, 9 de julho de 2012

Vista: 122 anos de história

BOA VISTA – Com um traçado urbano em formato de leque - planejado pelo engenheiro Darcy Aleixo Derenusson, inspirado nas ruas de Paris, na França -  a capital roraimense é considerada uma das cidades mais charmosas da Amazônia. Com uma população aproximando-se dos 300 mil habitantes, numa área de 5.687 metros quadrados, Boa Vista é o município mais populoso de Roraima.
A cidade surgiu às margens do rio Branco e está localizada numa posição estratégica e privilegiada pela beleza natural. Boa Vista é uma cidade plana, com modelos arquitetônicos arrojados, repleta de árvores frondosas e onde o sol brilha o ano inteiro, mesmo no inverno.
A única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador comemora neste dia 9 de julho 122 anos de muita história. Fundada pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães, a cidade originou-se de umas das inúmeras fazendas de gado situadas ao longo dos rios que compõem a bacia do rio Branco, quando o estado ainda pertencia ao Amazonas, no final do século 19.
Em 1943, Boa Vista tornou-se a capital do recém criado Território Federal do Rio Branco, que em 1962 passou a se chamar Território Federal de Roraima e no ano de 1988, com a nova Constituição Federal, se institui como estado de Roraima.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário