sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Subida do Rio Negro descarta seca recorde em Manaus

MANAUS – O período da vazante do rio Negro está prestes a terminar, segundo a medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Nos últimos dois dias, o órgão registrou um aumento de 11 centímetros no nível das águas em Manaus. O fenômeno é comemorado por quem precisa viajar de barco pela região.

Se comparado ao mesmo período do ano passado, a subida do rio é considerada um caso atípico. Em 13 de outubro de 2010, o rio Negro estava em uma cota de 15,45m – hoje é de 16,87m. Além disso, na mesma data, as águas ainda passavam pelo período da descida do nível. Diferente da atual elevação, registrada desde o dia 12, apenas em 24 de outubro o rio começou a subir.

De acordo com o encarregado pelo Sistema de Hidrologia do Porto de Manaus, Valderino Souza, o fenômeno ainda não é definitivo. “É possível que seja o início da enchente, mas esse período de início pode ter algumas variações, até que o rio continue a encher e atingir sua cota máxima até meado de junho”, explicou. Ainda assim, ele garante: “O problema do ano passado não deve se repetir em 2011”.
Tripulantes de barcos recreios atracados no Porto da Manaus Moderna afirmaram que o atual nível da seca tem atrapalhado a navegabilidade no interior do Estado. Segundo o prático de embarcação Antônio Brasil, a viagem até o município de Novo Aripuanã, por exemplo, tem demorado mais devido à baixa profundidade do rio. “O barco precisa ir muito devagar porque está muito baixa a região do rio Madeira”.
Apesar de uma seca histórica já ter sido descartada, ainda é cedo para confirmar o fim da vazante. Apenas após uma nova medição e o Boletim da próxima semana, considerando também a elevação das águas no rio Solimões – que influencia fortemente os níveis no rio Negro – será possível afirmar o início do período de cheia na Amazônia.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário