terça-feira, 4 de outubro de 2011

Chico Irene: Um minuto de silencio

O vereador Nélio Aguiar (PMN), na Tribuna lamentou o falecimento de Francisco Gomes de Aguiar (Chico Irene), pai do vice-presidente da Câmara, vereador Emir Aguiar (PR). Nélio pediu um minuto de silêncio e lembrou o grande homem nestes termos:

“FRANCISCO GOMES DE AGUIAR, o conhecido “Chico Irene”, nasceu na localidade de Cajazeiras, Estado do Ceará, em 11 de junho de 1925, primogênito de uma família de 16 filhos, do casal Domingos Gomes Silva e Rita Maria Aguiar.
Deixou sua terra natal, em 15 de janeiro de 1951, viajando com muitas dificuldades através do carro pau de arara, meio comum de transporte na época, primeiramente se deslocando para Feira de Santana – na Bahia, indo em seguida para Salvador, capital do Estado.
Embarcou com destino à Santarém, a terra prometida de seus sonhos, teve parceiros e grandes companhias durante a longa viajem como seus amigos, Júlio Walfredo da Ponte (O pai Juca) e família; Francisco Firmino de Sousa (O Chico João); Manoel Juca e Família; Adelino Zuza e Família; José Messias Carneiro; Alonso Cunha. Mais tarde trouxe o seu irmão Jerônimo Gomes de Aguiar.
Chegou em Santarém - Estado do Pará, no dia 24 de março de 1951, em um dia de sábado, vindo como um dos passageiros do navio “Almirante Alexandrino”, pertencente a saudosa empresa do Loyd Brasileiro.
Em 1953 para gerir seu próprio negócio, Chico Irene alugou um ponto comercial em madeira, na esquina da Av. Mendonça Furtado com a Silva Jardim, que dava acesso direto a zona rural de Santarém, pela antiga estrada de Rodagem, hoje Av. Magalhães Barata.
Pela sua dedicação, simplicidade e fibra nordestina, conseguiu levar adiante o pequeno comércio, em pouco tempo, conseguiu comprar o ponto e terreno. No mesmo ano, Chico Irene, construiu um barracão de madeira coberto com palha, onde recebia os irmãos nordestinos que aqui chegavam e não tinham onde ficar, em busca de trabalho e tentar vencer na vida. Uns chegavam com a família inteira atrás de uma vida melhor e esperanças no futuro, todos eram carinhosamente recebidos e acomodados pelo seu Chico Irene.
Em 17 de julho de 1956, casou-se com Raimunda Machado, na Igreja de São Raimundo Nonato.  Na época, Chico João e Elon, moravam na rua 24 de outubro onde a família Machado recebeu amigos e familiares com um almoço para comemorar a união do casal.
Com o casamento vieram os filhos: Maria Mônica (hoje enfermeira e professora universitária), Uma filha Natimorto, Emir Aguiar (Administrador de Empresas e Vereador), Helenita Aguiar (Comerciante), Elisa Aguiar (Comerciante), Paulo Aguiar (Contador), Francisco Aguiar (Médico cardiologista) e Rita de Cássia Aguiar (Comerciante).
Em junho de 1958, Chico Irene, trouxe mais 22 famílias do Ceará para Santarém, dessa vez com mais conforto e rapidez, vieram de avião, pela companhia Loy Aéreo Brasileira (Antiga Vasp), entre essas famílias veio Domingos Manoel de Sousa Aguiar (O Dominguinho), seus pais, irmãos, cunhados e parentes.
Francisco Gomes de Aguiar – O Chico Irene, nome cujo significado é trabalho. Operário determinado que nunca mediu esforços para a realização do seu sonho de vencer, criar com dignidade sua família e contribuir para o desenvolvimento de nossa região. Seu trabalho de sol a sol, árduo, duro, plantando uma semente boa em terra fértil, acreditando sempre na mudança, depositando esperanças nas pessoas de bem e na força do trabalho. Venceu, porque soube sobrepujar todos os obstáculos que atravessaram o seu caminho.
Tornou-se respeitado e referência, inclusive para a imprensa local e regional como uma das principais fontes de informação dos nordestinos e do comercio local a jornalistas, como Ednaldo Rodrigues e tantos outros que depositavam em Chico Irene confiança e credibilidade.
O velho de guerra Chico Irene sempre dizia que nunca se arrependeu de ter deixado sua terra natal para fixar residência em Santarém. Se alguém lhe perguntasse, se gostaria de retornar ao Ceará, sua resposta era curta e grossa: “Só se for a passeio”, considerando-se firmemente mais paraense do que cearense.
No dia 29 de setembro de 2011, às 23h25, Chico Irene, com 86 anos de idade, encerrou sua vitoriosa jornada pela terra dos homens e hoje, ao lado de sua esposa Raimunda Machado, está no convívio eterno de Deus”.

Fonte: Jornalista Ednaldo Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário