sábado, 17 de setembro de 2011

Índios encerram bloqueio na BR-163 em MT após acordo com Dnit e Funai

 
CUIABÁ- Os índios da etnia Caiapó, que paralisaram obras e bloquearam a BR-163 entre os municípios de Guarantã do Norte, a 721 quilômetros de Cuiabá, e Castelo do Sonho, no Pará, desbloquearam a rodovia na tarde desta sexta-feira (16). A ponte sobre o rio Disparada, queimada no protesto, será reconstruída para que o tráfego volte ao normal.
Por volta das 16h desta sexta-feira (16), líderes indígenas Caiapós, o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, o presidente substituto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Aloysio Guapindaia, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, se reuniram para discutir as reivindicações dos indígenas.
Desde terça-feira (13), os índios ocupavam a BR-163 e paralisaram as obras como forma de protesto. Eles aguardavam os representantes do Dnit e Funai para negociar o desbloqueio. Além da construção de uma estrada que ligue a BR-163 à tribo KBK, os indígenas reivindicam a construção de uma Casa de Saúde Indígena.
O técnico da Fundação Nacional do Índio em Novo Progresso, no Pará, Luis Carlos Sampaio, afirmou que a reunião teve resultados. “Acabamos de resolver um processo de cinco anos. Os índios vão devolver as chaves dos maquinários para as empreiteiras neste sábado, e uma delas ficou responsável por começar a construir a estrada até a tribo KBK, também sábado”.
Ainda segundo Luis Carlos Sampaio, o Dnit se comprometeu durante a reunião a passar recursos para a prefeitura de Novo Progresso para a construção da Casa de Saúde Indígena. Ele afirma que a prefeitura deve ficar responsável pela obra.
A assessoria da Funai afirmou que o órgão foi representado na negociação por seu presidente substituto, Aloysio Guapindaia, já que o presidente Márcio Meira está em compromissos oficiais em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário