sábado, 17 de setembro de 2011

Peixe foi encontrado à jusante do Tocantins, perto da hidrelétrica

Um grupo de amigos que semanalmente se reúne para pescar em Tucuruí, no sudeste do Pará, tiveram muito trabalho no último domingo para içar um Pirarucu tamanho gigante, capturado às proximidades do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na jusante do rio Tocantins. Após algumas horas de pescaria, o grupo foi surpreendido com uma grande alavancada na isca de um dos pescadores, que acabara de capturar um imenso Pirarucu, uma das relíquias da bacia amazônica.
Depois de fisgado, os amigos tiveram que unir forças para colocar o peixe no bote. Os pescadores ficaram surpresos ao constatar que o pirarucu tinha 2 metros de comprimento e pesava mais de 92 quilos.Na manhã de segunda-feira, 12, várias pessoas lotaram um restaurante da cidade, conhecido como "Peixaria do Xefe", para tirar fotos ao lado do Pirarucu.
Em Tucuruí, a pesca ainda representa um ponto forte da economia regional. Hoje, o município de Tucuruí não só garante a sobrevivência dos pescadores locais, como também é procurado por aficionados por pesca vindos de vários lugares do mundo. Todo ano, no mês de junho, Tucuruí se transforma na sede do mais importante torneio de pesca esportiva da Amazônia, o Topam.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário