quarta-feira, 27 de julho de 2011

Juruti entra em festa em mais uma edição do Festival das Tribos










O município de Juruti, na região oeste do Pará, entra em clima de festa e rivalidade a partir desta quinta-feira (28), com o tradicional Festival das Tribos, que tem como tema 'Amazônia: magia da vida, explosão tribal'. Mas quem sobe no palco da arena do Tribódromo de Juruti para abrir oficialmente o Festribal será a banda Biquíni Cavadão. A programação segue até sábado (30), com o grande duelo das tribos Mundurukus e Muirapinima.
Na sexta (29), acontece a apresentação das tribos mirins e no sábado (30), o grande duelo das tribos Mundurukus e Muirapinima, no Tribódromo do município. A tribo Muirapinima vai levar para a arena este ano o tema 'Ancestralidade'. Já a Tribo Mundurukus apresenta 'Sabedoria Indígena'.
A cidade está dividida entre as cores amarelo e vermelho dos Mundurukus e  azul e vermelho, dos Muirapinima. A rivalidade pode ser vista na decoração das casas, nas roupas usadas pelos moradores, nas bandeiras que colorem o céu de Juruti neste mês de julho e, principalmente, nos acessórios indígenas.
Os turistas conferem de perto toda esta movimentação. A movimentação de chegada dos visitantes é intensa na cidade desde o início desta semana e mais de 30 mil pessoas devem participar do Festribal durante todo final de semana.
A preparação das 'tribos' é intensa. Os brincantes começaram a ensaiar ainda no mês de junho. Cada tribo tem sua arena para treinar as coreografias indígenas que serão apresentadas no dia da competição. As alegorias gigantes ganham retoques finais, assim como as fantasias dos brincantes. O Festribal promete encantar o público mais uma vez.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário