terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TJ vai julgar crimes no Re-Pa

Torcedores que cometerem crimes nas imediações do Mangueirão na decisão do primeiro turno do Parazão, entre Remo e Paysandu, serão julgados e receberão a sentença, com base no Estatuto do Torcedor, ainda no estádio, onde funcionarão três juizados especiais do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A medida, que será a novidade no clássico Re-Pa do próximo domingo, o clássico de n° 714, faz parte da ação conjunta de segurança que tem sido desenvolvida nos últimos jogos do campeonato e aumenta a repressão a confrontos entre torcidas organizadas e outros delitos frequentes.
Em visita técnica feita por representantes do Ministério Público do Estado (MPE), do TJPA e de órgãos ligados ao sistema de segurança pública do Pará, foi definido que um juizado será instalado dentro do Mangueirão, tendo o portão B1 como referência, e outros dois funcionarão às proximidades do Detran. Os juizados são itinerantes e as atividades serão desenvolvidas dentro de ônibus adaptados. Auxiliado por funcionários administrativos, o juiz de cada unidade vai sentenciar imediatamente ocorrências registradas pela Polícia Militar num raio de 5 quilômetros a partir do estádio. A partir da distância limite, os casos serão encaminhados para as seccionais mais próximas, de acordo com o delegado João Bosco, da Divisão de Polícia Especializada.
O delegado informou que os delitos que serão encaminhados aos juizados especiais vão desde a ação dos cambistas até agressões, principalmente entre integrantes torcidas organizadas, como ocorreu no último Re-Pa. As atividades nos juizados itinerantes só acontecerão em jogos que tenham a perspectiva de público a partir de 20 mil torcedores, casos dos dois clássicos que definirão o campeão paraense do primeiro turno. O segundo jogo está marcado para o dia 3 de março.
O objetivo do juizado itinerante é prestar atendimento jurisdicional das demandas cíveis e criminas de pequena repercussão, conforme explicou a desembargadora Diracy Nunes, coordenadora dos Juizados Especiais do TJPA. De acordo com a desembargadora, o juiz aplicará penas previstas no Estatuto do Torcedor, a fim de coibir ações violentas dentro e fora do Mangueirão. "Desta maneira, as pessoas que vão aos jogos apenas para torcer terão mais tranquilidade e segurança", comentou.

Fonte: O Liberal


Nenhum comentário:

Postar um comentário