segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Movimento Xingu afirma ter sido alvo de espionagem


Um recém integrado ao Movimento Xingu Vivo Para Sempre, identificado apenas por Antônio Carlos, foi flagrado filmando uma das reuniões sem o consentimento do grupo. A descoberta aconteceu no domingo (24), em Altamira, oeste paraense, quando o Movimento discutia o seu planejamento anual. Uma 'caneta espiã' foi usada para fazer as gravações da reunião.
Após o flagrante, Antônio gravou um vídeo alegando ter sido contratado pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM), responsável pelas obras da usina, para levantar informações sobre lideranças e atividades do Xingu Vivo. Também disse ter sido demitido pelo CCBM no ano passado, mas que teria retornado à função de vigilante nos canteiros de obra.
O "espião" também afirmou que o material seria analisado pelo serviço de inteligência do CCBM, com participação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que, inclusive, estaria enviando um agente para Altamira esta semana.
Segundo o Movimento Xingu, após confessar a espionagem, Antônio gravou um depoimento para dar maiores detalhes do trabalho. Em seguida, pediu para falar com os participantes do grupo, onde voltou a relatar seu verdadeiro objetivo no Movimento, pediu desculpas e prometeu ir ao Ministério Público Federal (MPF) para denunciar o CCBM.
PRISÃO
Ainda segundo o Movimento, as denúncias de Antônio Carlos teriam provocado a demissão de aproximadamente 80 funcionários, além da prisão de cinco pessoas acusadas de comandar a última revolta de trabalhadores, em novembro de 2012.
No mês seguinte, ele teria passado a espionar o Xingu Vivo, de forma infiltrada. Neste período, estaria acompanhado reuniões e monitorado os participantes, enviando fotos e relatos para o CCBM.

Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário