terça-feira, 10 de julho de 2012

Pesquisadores encontram peças indígenas em sítios arqueológicos na Amazônia

MANAUS – Peças de cerâmicas de grupos indígenas que viveram na Amazônia na época do descobrimento do Brasil foram encontradas em 22 sítios arqueológicos na região de Tefé, a 575 km de Manaus por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Mamirauá. Vasos, fragmentos cerâmicos e peças quase inteiras serão analisadas com datação radiocarbônica.
O Instituto Mamirauá, com o projeto “Mapeamento arqueológico do Lago Tefé”, deu início às pesquisas em 2011. Com a descoberta os estudos entrarão em uma nova fase. Dos 22 sítios descobertos, quatro áreas receberão mais esforços de pesquisa. De acordo com os cientistas há peças grandes, de diversas tradições.
Relatos históricos da área onde estão os sítios apontam que, na época do descobrimento do Brasil, tribos indígenas que falavam a língua tupi habitavam a região.
Os cientistas também vão investigar a formação de terra preta ou “biochar” na área. Eles querem descobrir mais detalhes sobre o solo da região, considerado altamente fértil e possivelmente usado para a agricultura. De acordo com estudos, o biochar foi criado pelos povos que ocupavam a Amazônia desde 5 mil a.C.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário