quarta-feira, 7 de março de 2012

Amazonas prevê primeiro transplante de coração do Estado para 2013

MANAUS – A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) divulgou, nesta quarta-feira (7), o prazo até 2013 para a realização do primeiro transplante de coração do Estado. A unidade que atenderá o serviço será o Hospital Universitário Francisca Mendes. Por meio do Projeto de Adesão ao Plano Nacional de Implantação de Organizações de Órgãos e Tecidos (OPO), a meta é ampliar a realização de cirurgias de transplante de órgãos gerais em 30% no Estado.
egundo o diretor do Hospital Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, a implantação do serviço de transplantes segue três etapas. A primeira, e mais extensa, é a fase de qualificação da equipe médica. A segunda é o treinamento específico para o atendimento na sede do Instituto do Coração (Incor), na capital paulista. A terceira fase é etapa de instalação de equipamentos para adaptação do centro cirúrgico do hospital às exigências definidas pelo ministério da saúde

Atualmente, a equipe amazonense encontra-se na primeira fase do processo. Sob a coordenação geral da Susam, uma equipe multiprofissional composta por cirurgiões, anestesistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas se reúne uma vez por mês para planejar o cronograma de execução para o serviço. O grupo já se encontrou duas vezes com o presidente do Comitê Nacional de Transplantes, Silvano Raia, que representa o Ministério da Saúde no processo de implantação dos serviços de transplante no País.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário