quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

‘Lista suja’ da escravidão lista 150 empregadores na Amazônia

MANAUS-  As constantes denúncias de crimes de exploração de mão-de-obra análoga à escravidão na Amazônia não inibiram empregadores de estados da região a apareceram na “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego. Pará, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia registraram a maior quantidade de casos onde trabalhadores são submetidos a condições sub-humanas de emprego. Ao todo, a Amazônia contabilizou 157 empregadores flagrados explorando mão-de-obra.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão vinculado à Igreja Católica, chegou a divulgar no mês passado, índices alarmantes de regime de trabalho escravo na região. Atualmente, Pará e Maranhão lideram a lista da entidade com a maior quantidade de denúncias: 380 e 233 casos, respectivamente. A mudança de postura dos denunciantes e o aumento nas fiscalizações do Ministério do Trabalho são apontadas como as principais causas do aumento do número de casos na Amazônia, levando em conta que o Pará, por exemplo, figurou no 3º lugar do ranking de denúncias em todo o País.

Os dados divulgados pelo MTE, nesta semana, mostram uma realidade nem tão diferente. O Pará ainda é o estado da Amazônia com o maior número de empregadores flagrados explorando mão-de-obra análoga a escravidão, com um total de 70 casos. Mato Grosso aparece em seguida com 32 empregadores flagrados. Maranhão e Tocantins ocupam o ranking com a mesma quantidade de registros (23). Os estados de Rondônia (06) e Amazonas (03) registraram o menor índice de empregadores em situação irregular. Acre, Amapá e Roraima não foram incluídos no levantamento. Veja a lista completa.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário