quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Chuvas acima da média deixam quatro municípios em “atenção” no AM

MANAUS – Uma série de fenômenos climáticos, como o La Niña, tem agravado o cenário de chuvas intensas típicas do “inverno amazônico”. Pelo menos quatro municípios do interior do Estado já estão em situação de atenção devido à elevação dos rios. A medida é anterior ao Estado de Alerta, emitido em casos graves de alterações. De acordo com as previsões, os efeitos da chuva acima da média devem ser registrados durante todo o primeiro trimestre do ano.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia no Amazonas (Inmet-AM), só no mês de dezembro no município de Eirunepé o nível da chuva chegou a 314,8 milímetros. A previsão para o mês era de 233,7mm. Já em Iauaretê, no município de São Gabriel da Cachoeira o nível é mais alarmante. Dos 241,3 milímetros previstos a chuva chegou à 501,3 milímetros no mês de dezembro.  Em Fonte Boa, o nível chegou a 258,7 milímetros quando o esperado é de 199,0 milímetros.

Outros municípios atingidos pelo elevado nível das chuvas no estado segundo o Inmet foram Parintins, Matupí, Codajás, Manicoré e Lábrea. De acordo com o chefe da Seção de Previsão de Tempo do Inmet-AM, Veríssimo Farias, as chuvas acima da média em alguns municípios se estenderão até o final do mês de março. “Em toda a região central e norte do Amazonas as chuvas ficarão a cima do normal climatológico previsto durante o primeiro trimestre de 2012. Nas demais regiões, a previsão é que o nível das chuvas fiquem de acordo com a média prevista”, destacou Farias.

Defesa Civil

Dados do Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), apontam que nenhum município do Amazonas está em situação de emergência devido a enchente. De acordo com o órgão, quatro municípios estão em situação de atenção por conta da elevação do nÍvel do rio na região do Alto Juruá. São eles: Eirunepé, Ipixuna, Grajará e Envira. O órgão vai enviar técnicos aos municípios afetados para um levantamento mais detalhado da situação.

As demais calhas dos rios do Estado também são monitoradas diariamente pelo Subcomadec e apresentam elevação gradual, dentro da normalidade.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário