quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chove por mais de 12 horas seguidas em Rio Branco, no AC

RIO BRANCO - Durante esta terça-feira (3), choveu em Rio Branco durante mais de 12 horas. Dados da Defesa Civil  mostram que choveu 93,4 mm na capital acreana, precipitação esperada para uma semana. Com isso, o nível do Rio Acre subiu mais de 2 metros e atualmente está em 10m56cm. Vários bairros tiveram ruas inundadas e a água invadiu várias casas.

O temporal, que começou na madrugada do último dia 3, em Rio Branco, castiga os moradores de pelo menos dez bairros.
O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, assinou no início da semana o plano de contingência para ser executado em caso de cheia do rio Acre. O plano define a atuação de cada secretaria e cada órgão municipal, bem como as prioridades de ações a serem executadas caso as intensas chuvas registradas no período venham a desabrigar famílias que residem nas áreas de risco.
O coordenador da Defesa Civil municipal Gilvan Vasconcelos informou que a média histórica de cheias do rio acre, que é registrada desde o ano de 1971, registrou apenas três grandes alagações no mês de janeiro, sendo a primeira no ano de 1974, 1991 e 1999. “As probabilidades de alagação neste mês de janeiro são poucas, mas as possibilidades são muitas e a gente tem sempre que trabalhar com as possibilidades de ter enchente.
As probabilidades de um grande alagamento são maiores nos meses de fevereiro e março, de acordo com a média histórica.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário