terça-feira, 3 de janeiro de 2012

AFINAL O QUE É LEGAL?

Como torcedor do São Raimundo há 50 anos, faço uma pergunta por milhares de torcedores que como eu, que não tem conhecimentos das tramas administrativas do clube internamente, e que só sabem das irregularidades através das noticias de profissionais que cobrem diariamente o clube do Pantera. Afinal, o que é legal dentro do clube São Raimundo? O clube São Raimundo começou a aparecer no cenário paraense de futebol, quando se tornou profissional, não por conquistas, mas pelas mazelas aprontadas pelas arbitragens e pela Federação. Pelas faltas de estrutura e por falta de dinheiro, tornando-se fantoche na imprensa belenense, sobre constantes vexames em hotéis, campos para treinar e falta de alimentação. Rosinaldo do Vale era o presidente da época, e o clube não tinham receita suficiente para as despesas efetuadas, ele e sua equipe resolviam a trancos e barrancos. Seu maior triunfo foi quando vários atletas meteram o clube na justiça, depois da administração Wilmar Freire, e com muito trabalho conseguiu tirar o clube de um futuro Leilão do seu patrimônio. Mérito do Sr. Rosinaldo do Vale. Legal!
SÃO RAIMUNDO CAMPEÃO BRASILEIRO
No ano da conquista muitas coisas mudaram apesar do time começar mal na 1ª fase do campeonato houve a superação. Foi criada uma Comissão de Futebol comandada pelo médico Alberto Tolentino, juntamente com Jardel Guimarães, Nazareno, Júnior Tapajós, Francis Moura, Sandro Lopes, entre outros, como André Cavalcante e Sandcley. Juntos alavancaram o nome do clube para o cenário nacional. Foi Vice Campeão Paraense ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro, e foi Campeão. Todos da diretoria e da Comissão de futebol e Comissão Técnica foram idolatrados pela grande torcida até dos adversários. Legal!
SUBIU PRA CABEÇA
O clube foi parar no Rio de Janeiro para a pré-temporada, o sucesso foi tão grande, que a coisa começou a ficar só preto. Ninguém se entendia mais, uns queriam mandar mais que o outro, outro se dizia dono do clube. Apareceu a noticia que a direção queria vender a sede e outras cozinhas feias a mais, era o que a imprensa noticiava. A Comissão de Futebol liderada pelo Médico Alberto Tolentino se sentiu traída pelo presidente Rosinaldo do Vale, por causa do Sandcley, e se afastaram do clube. A torcida se aborreceu, queria seus ídolos dirigentes dentro do clube. A comissão reclamava do comando do Rosinaldo, radical, que fechava o clube para torcedores e novos abnegados, só ele mandava e desmandava. A torcida fez manifestação a favor dos injustiçados, Alberto Tolentino e sua equipe, tornando Rosinaldo do Vale e Sandcley como pessoas “não grata” aos torcedores alvinegros. Legal ou ilegal?
PRESTAÇÃO DE CONTAS
O Conselho Fiscal do clube foi apertado pelos torcedores e pela ala de diretores oposição ao presidente por que ele não apresentava Prestação de Contas dos seus inúmeros mandatos. O seu silêncio ao assunto e até tratamento inadequado aos seus diretores levou aos, que era ao seu favor ficarem contra, e pressionaram tanto, que o presidente, pediu licença de 120 dias para tratamento de saúde. Diretores opositores começaram a agir para que o mesmo apresentasse a prestação de contas ou o levaria a uma votação do Conselho para a sua destituição do seu cargo, por não cumprir o que determinava o estatuto do clube. O presidente não apresentou a prestação e nem renunciou como alguns sugeriram. Legal ou ilegal?
A TURMA DA CONCILIAÇÃO
Membro da diretoria como Rubens Chagas, liderou um ato de paz para não transgredir de forma deselegante os trabalhos já feitos pelo presidente Rosinaldo do Vale ao clube, como uma possível perda de mandato pela votação de membros, que sempre foram do seu lado e pediu que o mesmo aceitasse a volta da Comissão de Futebol liderada pelo Alberto Tolentino, e tudo seria normalizada, a decisão seria em prol a torcida e da maioria do conselho, que queria a volta do Medico no futebol do clube. Segundo informação condigna, todos os presentes tomaram conhecimento desse diálogo. A resposta do presidente foi: “Enquanto for presidente do São Raimundo nenhum deles voltarão ao clube.” Legal ou ilegal?
A CRIAÇÃO DA JUNTA GOVERNATIVA
Foi quase unanimidade a votação para a destituição do cargo de presidente do clube. Ou seja, a maioria do Conselho presente votou pela saída do presidente. Antonio Sampaio foi empossado como presidente do Conselho, Sandro Lopes como diretor de Futebol, Francis Moura como Relações Públicas, entre outros levaram o clube a cumprir com seus últimos compromissos pelo Campeonato da Série D e formaram um novo elenco para o Campeonato Paraense de Futebol, contratando vários jogadores aptos para iniciar a grande campanha. Legal ou ilegal?
PARA MUITOS, O INACREDITÁVEL!   
Ninguém de bom senso acreditou nas noticias que rondaram a cidade. A volta de Alberto Tolentino, Jardel Guimarães, Junior Tapajós, André Cavalcante ao São Raimundo para tomar conta do futebol. Pasmem! Juntamente com Rosinaldo do Vale, Sílvio Tadeu, entre outros da sua diretoria. Através de um documento (Requerimento) do presidente do Conselho Silvio Tadeu com as assinaturas de doze (12) conselheiros do Clube a favor da volta do presidente Rosinaldo do Vale. Não foi preciso votação, segundo informaram o presidente do Conselho bateu o martelo e disse, Agora é cumprir.  Estava proclamado mais uma decisão segundo o Estatuto do Clube. Legal ou ilegal?
É legal ou ilegal perguntar?
A Junta Governativa:
Por que não há abertura dentro da Junta Governativa para todos trabalharem pelo clube juntos?
Por que o presidente Rosinaldo do Vale alega, que foi retirado o computador do clube de dentro da sede, pelo pessoal da junta?
PARA OS QUE ENTRARAM COM O PRESIDENTE:
Por que a Comissão de Futebol liderada pelo Médico Alberto Tolentino voltou para o Pantera junto com seu algoz?
Por que os novos mandantes do São Raimundo, não entraram pela porta da frente, Segunda Feira. Mas sim Domingo arrombando a sede pela porta dos fundos, conforme disse o presidente Rosinaldo do Vale a imprensa.
Gostaria de ser novamente a criança, que torcia pelo São Raimundo, pois só entedia do que acontecia com os jogadores dentro de campo para a nossa felicidade, nem sabia do que dirigentes faziam dentro de um clube. Isso sim era legal.  

Santarém, 03 de Janeiro de 2012.
Raimundo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário