sábado, 17 de dezembro de 2011

Quase 40 mil pessoas estão sob risco de pistoleiros na Amazônia

Os crimes de pistolagem na Amazônia apresentaram avanço considerável no último ano. A violência é generalizada principalmente nos estados do Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. As localidades apresentaram maiores índices de crimes praticados por “jagunços”, contratados por grandes proprietários
de terra e madeireiros, para ameaçar trabalhadores rurais e ribeirinhos em áreas de conflitos e proteção ambiental. Em 2011, os nove estados da Amazônia acumularam um total de 39.865 vítimas de crimes do tipo.
O Pará ainda apresenta zona instabilidade. No ano passao, o estado registrou um total de 23.510 crimes.
Este ano o número de vítimas de pistoleiros chegou a 28.945. Considerada uma das maiores áreas de conflitos entre fazendeiros, madeireiros e ambientalistas na Amazônia, a região também registrou a maior quantidade de assassinatos de janeiro a setembro, um total de 9. Entre as vítimas, pessoas ligadas ao movimento de reforma agrária como José Cláudio e Maria do Espírito Santo da Silva assassinados a tiros na zona rural de Nova Ipixuna, sudeste do Pará.  A morte dos ambientalistas mobilizou autoridades governamentais para envio de tropas da Força Nacional para as áreas de conflito.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário