quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROJETO QUELÔNIOS DA AMAZÔNIA JÁ ESTÁ EM ATIVIDADE NA ILHA DO MEIO

O Instituto de Defesa Ambiental da Amazônia Brasileira (IDAAB) está pelo terceiro ano consecutivo realizando trabalhos de preservação e fiscalização na área da Ilha do Meio, local onde existe um tabuleiro natural de desova de Tartarugas de água doce, tracajás, Pitiús, grande variedade de aves e outros animais. Há pouco mais de 10 anos esta ilha formou-se bem no meio do rio Amazonas na confluência das cidades de Alenquer e Curuá, mais exatamente entre as comunidades de Urucurituba e Vira volta, pertencentes a estes municípios respectivamente. Os comunitários, antes depredadores daquela fauna, hoje trabalham em conjunto com o IDAAB para que a vida naquele local seja mantida de forma equilibrada, oportunizando as futuras gerações o conhecimento de tais espécies, antes em risco de extinção.

O IDAAB É UMA Organização não governamental sem fins lucrativos trabalha com o incentivo de ambientalistas, colaboradores e voluntários que doam combustível, barcos e dão apoio logístico e doam principalmente seu tempo para o desenvolvimento deste projeto, no ultimo ano o projeto obteve grande êxito ao devolver a natureza aproximadamente 70.000 (setenta mil) filhotes de quelônios, retirados da área de proteção, estes foram tratados em tanques especiais e até em piscinas cedidas por colaboradores. Este ano com a vazante lenta os trabalhos iniciaram somente neste mês de setembro, mas está surtindo efeito, pois, o IDAAB enviou 02 (dois) agentes ambientais treinados pelo próprio instituto, para coordenarem os trabalhos em conjunto com os comunitários. Na atualidade, os comunitários têm plena consciência de suas responsabilidades com o Meio Ambiente e com as futuras gerações, o IDAAB desenvolve palestras, dá assistência jurídica e realiza outros trabalhos nas comunidades atendidas pelo projeto.

Sabemos que o homem é parte do Meio Ambiente e que sua sobrevivência depende de suas ações em favor do equilíbrio da vida no Planeta, essas e outras relevantes questões são levantadas a todo o momento, em diversos veículos de comunicação, mas, poucos dão a atenção necessária. O IDAAB está trabalhando para que mais comunidades possam ser beneficiadas com projetos de manejo de pescados, quelônios e até mesmo com manejo de jacarés, espécie esta que se apresenta em grandes quantidades em diversas localidades do interior do município. Nosso pensamento é que trabalhando comunidades corretamente sustentáveis, iremos conseguir um futuro melhor para todos os seres vivos de nosso planeta e isso deve ser iniciado em nosso município, para que outras cidades possam agir a partir de nossas ações em prol de um Meio ambiente equilibrado.

Fonte: Site Alenquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário