sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Previsão do tempo prevê aumento das chuvas e até ventanias no Pará

Poucas chuvas em pontos isolados da Região Metropolitana de Belém (RMB). Esta condição climática que vem sendo observada nos últimos dois meses deve chegar ao fim a partir de novembro, que será um período de transição, informa a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A instituição alerta também que as ventanias podem voltar a ocorrer entre o próximo mês e o início de dezembro no período da tarde. As temperaturas na região devem oscilar entre 35 graus (°C) e 36°C e as mínimas devem chegar até 23°C. No Sul do Pará, em função do começo do período chuvoso, as temperaturas vão baixar e seguirão reduzindo paulatinamente nos próximos meses.

De acordo com o meteorologista e coordenador do departamento de Planejamento Hídrico da Sema, Antônio Sousa, nos últimos dias de outubro, as chuvas na RMB vão ocorrendo de forma localizada. "O mês de novembro, porém, ainda será de poucas chuvas, portanto, elas devem ocorrer na forma de pancadas de chuvas e na maioria das vezes em áreas isoladas", reforçou. Ele destacou também que no restante deste mês ainda deve ocorrer pelo menos mais um dia de chuva igual a ontem, 20, quando o tempo ficou nublado durante os três períodos. "O cenário de poucas chuvas deve cessar na segunda quinzena de novembro, quando já entraremos na fase de transição entre o período menos chuvoso e o período chuvoso", afirmou Antônio.

Sobre ventanias, há áreas já detectadas como favoráveis a ocorrência desse fenômeno. Os bairros próximos ao Aeroporto Internacional de Belém, como Val-de-Cães, Bengui, Pratinha e Tapanã estão mais suscetíveis às fortes rajadas. As marés mais altas no mês de outubro estão previstas para ocorrer entre os dias 27 e 29, quando alcançarão os 3,6 metros na RMB.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário