segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Polícia identifica nova frente de crimes ambientais no Amazonas

MANAUS – A Polícia Militar apreendeu 310 metros cúbicos de madeira durante fiscalização no município de Humaiatá (a 590 quilômetros de Manaus), próximo à BR-319. Os oficiais identificaram quatro serrarias e um posto de combustíveis sem o devido licenciamento. A ação faz parte da Operação Guaricaya, deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Após a apreensão, os empreendimentos foram embargados. Além disso, a soma de multas aplicadas pelo Ibama somaram R$ 25 mil. Além das empresas ilegais, a Polícia detectou também uma queimada em pastagem em área já embargada. O infrator foi autuado em R$ 15 mil.

Crescimento irregular

O licenciamento da BR-319 – incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal – já influencia a ocupação irregular de terras no Sul do Amazonas. De acordo com o gerente executivo do Ibama em Humaitá, Abner Brandão, é necessário pensar no desenvolvimento local de uma forma sustentável. “Não podemos deixar que outra área se desenvolva irregularmente. O caso será encaminhado ao Ministério Púbico e aos outros órgãos do poder público para evitar outros casos como o de Humaitá”, afirmou.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário