quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ministro prorroga presença da Força Nacional no Pará

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou a presença da Força Nacional de Segurança Pública no Estado do Pará para a retirada de não-índios da Terra Indígena Apyterewa, localizada no município de São Félix do Xingu. Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, a medida foi tomada em atendimento a solicitação da Polícia Federal, que coordena a operação. A decisão foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União.

É a segunda vez que o Ministério estende a participação do efetivo na terra indígena. De acordo com a portaria nº 2.364, a Força Nacional continuará apoiando a operação da Polícia Federal na região por mais 90 dias, prorrogáveis, se necessário. A portaria cita a medida "em caráter episódico e planejado", no intuito de "preservar a incolumidade física e o patrimônio dos envolvidos na questão".

O imbróglio envolvendo a Terra Indígena Apyterewa já dura quase cinco anos. A reserva era de 500 mil hectares, mas no dia 19 de abril de 2007, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou um decreto aumentando o tamanho da reserva de 500 para 700 mil hectares. Desde essa época, agentes federais e homens da força nacional passaram fazer presença na área.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário