segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Serra Pelada aposta na mão de obra local

Quando chegou a Serra Pelada, em 1982, Zaquel Neto tinha 16 anos. Dormiu no meio do mato, fugindo da polícia, que não permitia que menores de idade ficassem no garimpo. Durante o dia, misturava-se aos cerca de 100 mil homens que invadiram a região em busca de ouro. Conquistou a carteira de garimpeiro aos 18 anos. Com o garimpo fechado, passou dificuldades durante quase 20 anos.

Agora, usando uniforme, ele é um dos novos funcionários da nova mina de Serra Pelada, que deve entrar em operação no ano que vem, por meio de uma parceria entre a Cooperativa dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) e a empresa de mineração Colossus.

"A gente não acreditava que fosse mudar. Agora vai melhorar 100% [...]. Naquele tempo, a gente ia para a cava e não sabia se voltava. Todo dia morria gente. Agora vai ser diferente", disse o garimpeiro, que trabalha avaliando as terras de interesse de compra para a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa formada pela parceria entre a Coomigasp e a Colossus.

A história de Zaquel Neto, que chegou a ter uma pequena participação no filme "Os Trapalhões na Serra Pelada", é semelhante à de outros moradores de Serra Pelada, que já conseguiram emprego no novo empreendimento que começa a ser estruturado na região.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário