sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Seca nos rios Negro e Madeira prejudicam navegação na Amazônia

A seca em alguns rios da Amazônia entra em zona de atenção. Na falta de chuva, rios baixam cada vez mais e colocam em risco a navegação na região.

Rio Negro

O Rio Negro baixou na quarta-feira (28)  17,65 metros. Desde o começo de setembro, o rio baixou 6,8 metros.

O rio entra na zona de atenção de seca quando a água baixa a níveis próximos aos mínimos já registrados.

Navegabilidade

Apesar da rápida redução do nível das águas nos últimos dias, não há, por enquanto, risco de problemas de navegabilidade no Rio Negro, segundo Antônio Augusto Lima, da Superintendência de Usos Múltiplos e Eventos Críticos da ANA.

“A navegabilidade não está comprometida. O que pode acontecer, como ocorreu no ano passado, são problemas de navegação em alguns afluentes pequenos do rio”, avalia Lima.

Rio Madeira

O município de Nova Olinda do Norte, (a 135 quilômetros de Manaus) já enfrenta na dificuldade para transportar cargas e passageiros por conta do baixo nível do rio Madeira. Segundo barqueiros que fazem o trajeto entre Manaus e o município, bancos de areia aparecen todos os anos em lugares diferentes, impedindo o acesso à algumas comunidades e municípios vizinhos.

Subida do Rio Solimões

A elevação de nível do Rio Solimões, em Tabatinga, a mil quilômetros de Manaus, poderá contribuir para a subida do Rio Negro daqui a 20 dias, de acordo com a ANA. Desde o dia 7 de setembro, quando registrou a maior baixa do ano, o nível do Solimões aumentou 1,7 metro.

Em 2010, o Rio Negro registrou a maior baixa desde o início da série histórica da medição.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário