sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Justiça de São Paulo condena Ciro a indenizar Collor em R$ 100 mil

O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) foi condenado pela Justiça de São Paulo a pagar R$ 100 mil ao senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL), a título de indenização por danos morais. A ação se refere a declarações de Ciro feitas em 1999, quando, em uma entrevista, chamou Collor de “playboy safado” e “cheirador de cocaína” .
Ciro atacou o alagoano ao se referir ao debate entre este e Luiz Inácio Lula da Silva, em 1989, quando ambos eram candidatos à Presidência. Para ele, Lula deveria ter sido mais agressivo contra o adversário.
“Collor falou que Lula tinha um aparelho três em um e Lula ficou perplexo. Logo depois, Collor disse: ‘Você quis fazer um aborto em sua mulher’. (…) Lula devia ter partido para cima. Ter dito: ‘Deixa de ser picareta, seu playboy safado. Eu sou um miserável do interior, vim num pau-de-arara. Engravidei involuntariamente minha namorada, mas não tinha dinheiro nem para comer. Passou na minha cabeça esse negócio de aborto. Graças a Deus, ela não concordou. Minha filha está aí, estou criando. Agora, você é um playboy, cheirador de cocaína.’ Eu tinha mandado uma porrada nele (Collor) que ele tinha saído quase cego.
Para o juiz Marcos Roberto de Souza Bernicchi, “não existe qualquer dúvida de que as expressões tenham sido proferidas com intenção clara de ofender o autor, mesmo porque escapam plenamente a qualquer campo do debate político e ingressam em seara pessoal que jamais deve ser exposta”.
O Estado procurou nesta sexta-feira, 26, Hélio Parente de Vasconcelos Filho, um dos advogados de Ciro, mas ele não respondeu aos recados deixados com sua secretária. A sentença ainda pode ser contestada em segunda instância.

Fonte:O Estado de São Paulo
Texto: Daniel Bramatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário