quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Inaugurada primeira Indústria de Bacalhau da Amazônia

MANAUS – A primeira fábrica do ‘Bacalhau da Amazônia’ da América do Sul foi inaugurada nesta quinta-feira (25), em Maraã (a 635 quilômetros de Manaus), com a promessa de mercado garantido, inclusive fora do Estado. Na presença do ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sergio de Oliveira, entre outras autoridades, o governador do Amazonas, Omar Aziz acompanhou todo o processamento do pirarucu. Mostras do bacalhau embalado e pronto para o consumo foram entregue às autoridades presentes. O empreendimento deve gerar mais de cem empregos na região.
Segudo a assessoria do governo, parte da produção será vendida nos supermercados da Rede Pão de Açúcar que, no início do ano, durante a realização do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, firmou parceria com o Governo do Estado para comprar o pescado proveniente do manejo praticado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Estado. Além de Maraã, com capacidade de processar 1,5 mil toneladas por ano, uma outra fábrica será  inaugurada, ainda este ano, em Fonte Boa (a 680 quilômetros de Manaus), com capacidade para 3 mil toneladas/ano.
As fábricas serão abastecidas com o pescado de áreas de manejo, como a reserva de Mamirauá e outras RDS da região. Para o governador Omar Aziz, o projeto vai garantir o desenvolvimento de toda a cadeia do pescado. “Vamos gerar empregos diretos, mas muito mais indiretos, pois iremos beneficiar os pescadores, valorizando o produto e garantindo mercado e preço justo, dando oportunidade ao homem do interior de melhorar a sua renda”. A estimativa é de geração de 150 empregos diretos e outros 5 mil indiretos somente com a fábrica de Maraã.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário