sexta-feira, 15 de julho de 2011

Paraenses representam 40% dos imigrantes no AM, comprova IBGE

MANAUS – Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (15), comprovou uma informação já divulgada há muito tempo: os paraenses lideram o ranking de migração para o Amazonas. O relatório intitulado “Deslocamentos Populacionais no Brasil” apontou ainda importantes transformações no comportamento da mobilidade espacial da população, como a queda no número de pessoas que deixam o Estado para tentar a vida em outras Unidades Federativas.
Segundo o levantamento, que comparou dados entre os anos de 2004 e 2009, 40% dos imigrantes que entraram no Amazonas são oriundos do Pará. O IBGE revelou ainda que mudou a capacidade de absorção migratória no Estado. Anteriormente, o Amazonas era classificado como área de rotatividade – quando os fluxos de saída e entrada são semelhantes. Agora, é determinado como região de atração populacional, mas de baixa absorção migratória, resultado da tendência de redução no volume de pessoas que chegam para se estabelecer na Unidade.
Em 2004, o estudo calcula a entrada de 64.001 imigrantes no Amazonas. Em contrapartida, outras 52.928 pessoas deixaram o Estado. Esse número de emigrantes caiu 32,8% em 2010, quando entraram 63.102, mas apenas 35.594 saíram do Amazonas.
Manaus é destaque na análise do IBGE quando analisada a evolução do crescimento municipal. A capital amazonense aparece na lista de 15 cidades de grande porte, sendo nove delas capitais, que registraram crescimento populacional entre 1,5% e 3%. A explicação para esse boom de imigrante, de acordo com o Instituto, é o Produto Interno Bruto (PIB) mais elevado, quando comparado ao estrato anterior. Fatores como o Polo Industrial de Manaus são fortes atrativos.
Ainda no Amazonas, os municípios de Parintins, Itacoatiara e Tabatinga (AM) apresentam intenso crescimento populacional, assim como maior estabilidade no surgimento e crescimento de pequenos centros urbanos.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário