quarta-feira, 22 de junho de 2011

Santarém: sonhos de uma cidade tricentenária

Trezentos e cinquenta anos após ser fundada pelo padre jesuíta alemão Felipe Bettendorf, Santarém celebra hoje mais um aniversário, com programação focada na valorização da cultura regional, mas de olho no futuro que poderá alçar a cidade à condição de capital do Estado do Tapajós. Além disso, o asfaltamento da rodovia BR-163, que interliga a parte oeste do Pará com Cuiabá, a capital do Mato Grosso, suscita discussões e debates sobre os caminhos mais apropriados para o desenvolvimento do município.
A prefeita Maria do Carmo reconhece que a cidade não está preparada para os impactos que virão com o asfalto, previsto para ser concluído no próximo ano. Mas garante que os governos vêm trabalhando em diversas frentes para minimizar os problemas. “Tenho plena consciência de que nós precisamos criar uma infraestrutura social que dê segurança de valores da cultura e da história da população, porque vai haver uma invasão de outras pessoas que virão atrás de emprego, por exemplo”.
Paralelo à discussão sobre o Tapajós, as lideranças também despertam para outras necessidades, como a criação de bases econômicas para o município. A Associação Comercial e Empresarial intensifica a cobrança sobre o projeto de criação de uma Área de Livre Comércio em Santarém, o que reforçaria ainda mais a vocação do município como polo regional.
O turismo sustentável, a agricultura mecanizada, a produção agropecuária, a pesca, os transportes, o ensino público e privado e a prestação de serviços são áreas com grande potencial de investimento para fazer Santarém abrir suas portas para o futuro.

Fonte: Diário Oline

Nenhum comentário:

Postar um comentário