domingo, 14 de abril de 2013

Operários de Belo Monte farão protesto em Belém

Aproximadamente 90 operários que atuam nas obras da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, vão dar continuidade a uma série de protestos na capital paraense, a partir desta segunda-feira (15). O dia começará com um ato em frente à Câmara Municipal de Belém (CMB), às 8h30, com caminhada até o prédio do Ministério Público do Trabalho.
Na manhã deste domingo (14), eles protestaram na Praça da República, em Belém,contra várias denúncias nos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Há mais de um mês afastados das atividades por estarem em greve, os operários entregaram ao departamento de relações sindicais do Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM) uma lista com 35 itens de reivindicações. A principal cobrança é um adicional de 40% por confinamento.
Os operários também reclamam que alguns deles não conseguem fazer refeições devido ao grande número de trabalhadores. Além disso, segundo o grupo, a Força Nacional de Segurança estaria pressionando e até expulsando alguns trabalhadores do refeitório para que eles se dirijam aos canteiros e comecem logo a trabalhar.
Outra reclamação dos operários é sobre as horas extras de sábado, que, de acordo com eles, não estariam sendo pagas. Os manifestantes reclamam ainda que o período de confinamento, estipulado em três meses pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) continua sendo de seis meses.
Somente depois da primeira manifestação que os operários vão decidir quais serão as próximas ações de protesto na capital paraense.
Sobre o assunto, o CCBM informou que não vai se manifestar.
 
Fonte: Diário Online
(Jorge Luís Rodrigues)

Nenhum comentário:

Postar um comentário