quarta-feira, 13 de março de 2013

Nem Europeu, nem Brasileiro... O papa é Argentino

Jorge Mario Bergoglio, o novo Papa Francisco I, disse em seu primeiro pronunciamento, que "parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo", em referência a seu país, a Argentina, país latino da América do Sul.
A escolha surpreendeu o mundo, pois Bergoglio em nenhum momento teve seu nome cotado entre os favoritos. O Brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola apareciam como os mais cotados. É o primeiro papa não europeu da história da Igreja Católica Apostólica Romana.
Perfil
De origem jesuíta Jorge Mario Bergoglio formou-se engenheiro químico, porém escolheu posteriormente o sacerdócio e entrou para o seminário em Villa Devoto. Em 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
Entre os anos de1964 a 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé. No ano de 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia e em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.
Bergoglio se destaca por sua forte personalidade e pelo afrontamento declarado à atual força política do país, o Kirchnerismo. Seu conservadorismo é notório por declarações contra o aborto e a eutanásia. O Papa é contra o casamento gay apesar de ressaltar que homossexuais merecem respeito.
Francisco I é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. Ele costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado. O argentino ficou conhecido por ter sido responsável pela redação do documento sobre o segredo de Aparecida na América Latina.

Fonte: UOL



Nenhum comentário:

Postar um comentário