quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Governo do Pará vai criar selo de qualidade do açaí

O Governo do Pará vai criar um selo de qualidade a ser concedido aos produtores e batedores de açaí que participarem do curso de capacitação coordenado pela Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e mais 11 órgãos ligados aos setores agrícola, de saúde e de crédito. Para terem direito ao selo, os produtores e batedores terão que cumprir normas sanitárias específicas em todas as fases de manuseio do fruto.
O primeiro passo para a profissionalização da cadeia do açaí começou, nesta quinta-feira, 21, com a aula inaugural do curso de capacitação dos batedores artesanais de açaí. O curso é uma ação do Programa Estadual de Qualidade do Açaí.
O curso vai se estender até o final do ano para atender inicialmente 1.700 dos quase 3 mil batedores da Região Metropolitana de Belém (RMB). Paralelo a isso, também será levado ao interior do Estado, com prioridade as regiões do Baixo Tocantins e do Marajó, que registram o maior índice da doença de Chagas no Pará. Além das boas práticas no manuseio do produto, os batedores vão conhecer técnicas de branqueamento do fruto.
Para que os batedores tenham acesso aos equipamentos necessários à produção de acordo com as regras de qualidade, uma linha de crédito diferenciada será ofertada por meio do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Estado do Pará.
 
Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário