quarta-feira, 25 de julho de 2012

Índios mantêm Engenheiros em aldeia

Os índios da aldeia Muruatu continuam irredutíveis quanto à liberação de dois engenheiros que trabalham para a Norte Energia, os profissionais estão detidos desde ontem (24). Os indígenas querem que a construtora atenda as pautas de reivindicações apresentadas para a Norte Energia que em contrata partida anunciou que as negociações serão tratadas com a Fundação Nacional do Índio.    
Os funcionários foram à aldeia para uma reunião sobre os mecanismos que a empresa pretende oferecer para transpor embarcações após o barramento completo do Xingu, na altura do canteiro de obras de Pimental. Para fechar a barragem do rio – conhecida como ensecadeira de Pimental – a empresa precisa de uma licença do IBAMA. O Movimento Xingu Vivo diz que justamente por isso, a Norte Energia pretendia realizar quatro reuniões com as populações indígenas e ribeirinhas, as quais, com a construção, ficarão sem acesso fluvial à Altamira.
Mas nós não vamos dar moleza não. Hoje a voadeira que foi levar comida pra eles ficou detida, e quem for pra aldeia, vai ficar. Só vamos liberar a imprensa ”, explica Giliarde Juruna, liderança da TI Paquiçamba.

Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário