domingo, 10 de junho de 2012

Festa em Alenquer pelo aniversário da cidade (131 anos)

Alenquer-PA
A fundação de Alenquer deu-se no ano de 1729, com a penetração dos Capuchos da Piedade, que vindo do reino de Portugal, catequizar índios que habitavam os sertões brasileiro e se localizaram a margem direita do rio curuá, pouco a cima de sua foz, e ai, com o auxilio dos índios Bares ou Abares que habitavam essas zonas, construíram uma aldeia a qual deram o nome de ARCOZELOS que é uma localidade Portuguesa.
Desbravaram as matas, construíram casebres rústicos e fizeram plantações diversas. Em conseqüência, porém, das dificuldades de comunicações e transportes aumentados na época do verão devidos as dificuldades de água nos dois estreitos canais que atravessavam o lago grande denominado de “ITANDUA” e vão até a foz do rio, os catequistas atacados pela epidemia das sezões, resolveram mudar a sede da catequese para um lugar mais farto e sadio, vieram colocar-se a margem esquerda do rio surubiú, na confluência do rio Itacarará, que nele se despeja suas águas. E aí, com o auxilio dos índios domesticados do Trombeta que os catequistas fizeram descer, formaram uma aldeia que deram o nome de SURUBIÚ.
Em 1758, tendo que subir até a Província do Rio Negro (hoje Estado do Amazonas), a fim de conferenciar com o plenipotenciário Espanhol sobre a demarcação de limite de terras das coroas de Portugal e Espanha, o governador-capitão, do Pará e Rio Negro, Francisco Xavier de Mendonça Furtado (Irmão do Marque de Pombal), aproveitou a viagem para visitar as povoações ribeirinha, baseando-se na Carta-Régia de 6 de junho de 1755, que lhe autorgava poderes de elevar à categoria de Vila as povoações que julgasse em condições de merecer. A aldeia de SURUBIÚ teve a honra de receber o predicamento, recebendo o topônimo de ALENQUER.
Em 1833, estando no governo da Província do Pará José Joaquim Machado de Oliveira, retirou de Alenquer o predicamento de Vila e anexou todo o seu território ao Município de SANTARÉM, que nesse tempo era “cabeça do termo”. Tal injustiça não silenciou os Alenquerenses. A Câmara Municipal de Alenquer protestou. E em 1848, no governo de Jerônimo Francisco Coelho, pela Lei nº 140, de 23 de junho, foi restaurado o município, voltando à categoria de Vila.
Em 10 de junho de 1881, Alenquer foi elevada à categoria de Cidade, pela Lei n° 1050, no governo de Manoel Pinto de Sousa Dantas Filho.
O Município de Alenquer fica situado na planície Amazônica, Estado do Pará, na margem esquerda do rio Amazonas.
Limita com os Municípios de Óbidos, Curuá, Monte-Alegre,Santarém e Almerim. A cidade fica a 701 Km, em linha reta da capital do Estado.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário