domingo, 29 de abril de 2012

Usinas do Madeira mudam a realidade do rondoniense

PORTO VELHO – A vida mudou para os ribeirinhos de Rondônia, no extremo oeste da Região Norte, onde o governo brasileiro esta construindo duas hidrelétricas gigantes no rio Madeira. A vila de Mutum Paraná desapareceu e deixou saudades para as crianças e mais velhos. A pequena comunidade foi inundada com o avanço da obra da Usina Hidrelétrica de Jirau, a cerca de 150 quilômetros de Porto Velho. A obra faz parte do Complexo do Madeira obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Dona Nena passou vida toda na comunidade que agora está debaixo d’água. A aposentada é uma das moradoras das casas pré-moldadas da Nova Mutum, conjunto habitacional construído pelo consórcio de empresas da Usina Jirau, como forma de compensação social por causa dos impactos causados pela obra. Ela reclama que as casas foram entregues de qualquer jeito e fala do alto custo de vida. Viver longe do rio é o maior pesadelo para quem sempre viveu da fartura dos peixes.

As margens da rodovia BR 364, a vida não esta sendo fácil, afirma um ajudante de serraria que ja não sabe mais o que fazer para pagar as contas.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário