quarta-feira, 25 de abril de 2012

Subestação da Celpa em Santarém recebe novos equipamentos

A Subestação de Santarém passará por um processo de modernização, dando continuidade ao programa de melhoria no sistema de distribuição da Celpa na Região Oeste. Serão instalados dois novos transformadores reguladores com potência de 30 MVA (Mega Volts Amperes) cada um, suficiente para atender uma cidade com cerca de 100 mil habitantes. O transformador é considerado o coração de uma subestação, pois tem a função de baixar a tensão da energia recebida pela linha de transmissão e distribuí-la entre os diversos circuitos elétricos até à casa do consumidor.

A principal vantagem do novo equipamento em relação ao utilizado atualmente é que ele irá propiciar melhor qualidade no nível de tensão, porque é provido de comutadores sob carga, que regulam a tensão, estabilizando-a no sistema urbano de distribuição. “Assim, a tensão que chegará à casa dos consumidores será mais adequada, o que possibilitará melhor desempenho aos equipamentos domésticos”, explica o superintendente regional da Celpa em Santarém, Edson Naiff.

Outros benefícios do novo equipamento serão a melhoria no sistema de manutenção e, conseqüentemente, o menor risco de quedas de energia. “Teremos mais segurança, mais confiabilidade e poderemos fazer a nossa manutenção nos equipamentos com mais tranqüilidade”, disse Naiff.

Após sete dias de transporte por meio de balsa proveniente de Belém, o primeiro transformador novo e seus equipamentos chegaram a Santarém no último sábado (21) e já estão na subestação para serem instalados.

Para Naiff, o equipamento possui um importante significado técnico para o sistema elétrico de Santarém. “Devido ao tamanho e as características do transformador, o processo de transporte, instalação e energização está sendo um desafio, pois exige cuidados especiais e deve ser feito por mão de obra especializada”, explica o superintendente.

A subestação de Santarém é maior da região Oeste, com mais de 68 mil unidades consumidoras. No total, a instalação do novo transformador irá beneficiar cerca de 367 mil pessoas direta e indiretamente.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Celpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário