quinta-feira, 5 de abril de 2012

Inscrições para graduação sanduíche em Portugal

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica (PROPPIT) e a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) divulgam o Edital de chamada para o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). A oportunidade é para estudantes de cursos de graduação interessados em bolsas de graduação sanduíche para estudo e estágio em universidades de Portugal.

O intercâmbio será custeado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio do Conselho das Universidades Portuguesas (CRUP) e da Universidade de Coimbra, pelo período de 12 meses. Os benefícios incluem bolsa, auxílio-alimentação, passagens aéreas e seguro saúde.

 As inscrições podem ser feitas mediante adesão da IES, que indicará os candidatos, ou mediante candidaturas individuais. Os interessados devem ter nacionalidade brasileira e estar matriculados em curso de nível superior de uma das18 áreas prioritárias descritas no edital. Os estudantes devem ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% de seus currículos acadêmicos no momento do início da viagem de estudos (setembro de 2012).

Os candidatos devem realizar a inscrição na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1), por meio do formulário on-line. Alunos da UFOPA deverão, após a inscrição, levar à Secretaria da PROPPIT (Campus Tapajós, Santarém/PA) os seguintes documentos, até às 18 horas do dia 30 de abril de 2012: comprovante de matrícula e histórico escolar com Coeficiente de Rendimento Geral ou Índice de Desenvolvimento Acadêmico. A homologação dos candidatos será divulgada no sítio da UFOPA.

Sobre o CsF –O Programa Ciência sem Fronteiras, dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), visa a propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.

Fonte: Jussara Kishi - Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário