sexta-feira, 6 de abril de 2012

Desmatamento na Amazônia quase triplicou em 2012

MANAUS – A Amazônia perdeu, apenas nos três primeiros meses deste ano, 389 km² de floresta. O número representa quase o triplo do registro do mesmo período do ano passado, quando uma área de 135 km² de mata foi derrubada. Os dados fazem parte do monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo mostra que houve um pico de desmatamento em fevereiro deste ano (307 km²)  em comparação com os números colhidos em dezembro de 2011 (75 km²) e janeiro (22 km²). Em entrevista coletiva, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que a redução da quantidade de nuvens sobre o bioma facilitou a fiscalização feita por sensoriamento remoto.
Apesar de Roraima liderar o ranking proporcionalmente, a área atingida em Mato Grosso é dez vezes maior, chegando a 637 quilômetros quadrados (km²). Também foi em Mato Grosso que houve o maior embargo de área para produção entre janeiro e março de 2012 (4,3 mil km²) e a maior quantidade de multas aplicadas na Amazônia Legal, R$ 31,5 milhões, duas vezes mais que o Pará, segundo colocado.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário