quarta-feira, 21 de março de 2012

Vacinação contra H1N1 em Manaus começa em maio

MANAUS – O vírus Influenza A já matou uma pessoa no Amazonas. Para evitar novas vítimas, a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) anunciou, na tarde desta quarta-feira (21), a data de início da campanha de imunização. A vacina protege contra o vírus, é gratuita e fortalece as defesas do organismo durante o período de um ano.

Segundo a Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), o período de vacinação será de 5 a 25 de maio. Neste período, ela estará disponível em todas as unidades básicas de saúde do Estado. A imunização será destinada a pessoas pertencentes aos grupos de riscos para a doença.

“Desde a chegada do vírus ao país foram realizados estudos e identificados os grupos de risco para a doença”, informa. Atualmente os grupos prioritários para a prevenção, que recebem a vacina anualmente são as crianças menores de dois anos, as gestantes, os trabalhadores da saúde, os indígenas e os idosos”, explicou a coordenadora estadual do PNI, Izabel Nascimento.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que os estados vacinem 80% da população de cada grupo. No Amazonas, a estimativa é de 560 pessoas, número definido com base nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os produtos, disponibilizados pela pasta, são conjugados, ou seja, protegem tanto quanto a influenza comum quanto a H1N1.

Durante a campanha de 2010 foram aplicadas 472.569 doses da vacina contra a influenza em todo o estado, o que representa 83% da população a ser vacinada.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário