quinta-feira, 15 de março de 2012

Série D de 2012 já tem tabela definida

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da Série D do Campeonato Brasileiro. Um dia após o lançamento tabela da Série C e do regulamento dos dois torneios, a CBF apresenta uma "Quarta Divisão" reformulada, e com duração de apenas quatro meses, um a menos do que em sua última edição.
Do dia 27 de maio ao dia 30 de setembro, 40 clubes disputam o título e quatro vagas na série C de 2013, para os quatro melhores colocados. A primeira fase terá oito grupos de cinco equipes, que se enfrentam em turno e returno entre os dias 27 e maio e 29 de julho, clasificando as duas melhores de cada grupo para a segunda fase. A partir daí, as 16 equipes clasificadas disputam eliminatórias, em partidas de ida e volta, com os vencedores passando à fase seguinte até a final do campeonato, com datas marcadas para os dias 23 e 30 de setembro.

PARAENSES

O Estado do Pará já tem vaga garantida para um representante no Grupo A1 da competição. A vaga é destinada ao clube melhor colocado no Campeonato Paraense, caso o clube já não esteja disputando uma divisão superior, como é o caso de Águia e Paysandu, já garantidos na Série C. Melhor para o Cametá, vencedor do primeiro turno do Parazão 2012 e apenas aguardando o vencedor do segundo turno para decidir a vaga. Pior para o Clube do Remo, que chegou às oitavas-de-final da Copa João Havelange, primeira divisão nacional no ano 2000, conqistou o título da Série C em 2005, mas não conseguiu a classificação para as três últimas  edições da Série D.
A favor do Leão (e dos demais clubes que disputam o Parazão) está o fato de a CBF atribuir as vagas remanescentes às federações melhores colocadas no ranking da entidade. Ou seja, caso um clube do grupo A1 desista de sua vaga, o espaço será ocupado por um clube paraense.

GRUPO A1

O Grupo A1 da Série será formado por um representante do Pará, um de Rondônia, um de Roraima e um do Acre, além do já garantido Penarol, representante do Amazonas. De acordo com a tabela divulgada nesta terça, o clube paraense estreia no dia 27 de maio em Rondônia contra o representante local.
A favor dos paraenses está o fato de que os clubes representantes as federações de Roraima e de Rondônia desistiram no último ano (Roraima pelo seundo ano consecutivo) e caso desistam novamente, um clube paraense herdaria a vaga estreando em casa contra um conterrâneo.

Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário