quinta-feira, 8 de março de 2012

Amazonas registra primeira morte por gripe H1N1 de 2012

MANAUS - O Amazonas voltou a registrar, nesta quinta-feira (8), um caso de morte por gripe H1N1. O vírus Influenza A, conhecido como gripe suína, é a causa apontada da morte de uma mulher de 30 anos, que morava em Borba – possível local da  infecção. Com o diagnóstico para a doença, equipes médicas serão enviadas ao município para analisar o caso.

Ilzinara Monteiro Ferreira, de 30 anos, morreu em Manaus, onde estava internada no Hospital Adriano Jorge. Antes de ser transferida à capital, ela chegou a ser internada no Hospital Vovó Mandoca, no município de Borba, no último domingo (4). Com o agravamento do caso, ela precisou ser encaminhada a unidade médica de Manaus nesta manhã.

Segundo a mãe da vítima, Maria Monteiro, ela chegou muito cansada ao hospital. Ainda segundo a mãe da vítima, a doença foi confirmada por um hospital do Pará. A informação foi confirmada pela Secretária de Saúde de Borba.

De acordo com o secretário da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque, a confirmação do caso de H1N1 veio após coleta e análise do sangue de Ilzinara. Ele declarou que a paciente chegou a ser submetida a tratamento com o uso de medicamentos antivirais, mas não resistiu.

O corpo de ilzinara é velado no município de Borba, e o enterro será amanhã (9), ainda sem horário definido.

A doença

A gripe H1N1 é transmitida via aérea, principalmente por meio de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A doença tem tratamento, desde que os medicamentos sejam prescritos logo que os sintomas sejam constatados.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário