quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Celpa é a 1ª empresa da Rede a pedir recuperação

A Celpa foi criada em 1962 com o objetivo de eletrificar o Estado. Sete anos mais tarde, a empresa se associou à Força e Luz do Pará S.A. - Forluz, originando uma única concessionária de energia. A partir de 1981, a nova concessionária passou a contar com energia do Sistema Interligado Norte-Nordeste. Um ano depois, a Celpa entrava para o Sistema Interligado Brasileiro, com a entrada em operação da Interligação Norte-Sul, em 500 kV.
O Pará concentra em seu território cerca de 34% de toda a extensão da bacia amazônica (mais de um milhão de km²) e seu potencial hidrelétrico é avaliado em mais de 61 mil MW. Esse potencial está distribuído em nove grandes bacias, destacando-se a do Rio Tocantins, onde foi implantada a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, inaugurada em 1984..
A empresa Centrais Elétricas do Pará (Celpa) foi privatizada e passou a fazer parte da Rede Energia por meio de leilão realizado no dia 9 de julho de 1998, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. A empresa foi vendida sob argumento de que o serviço iria melhorar e a tarifa baixar. A Celpa é a primeira em 100 anos de história da empresa a pedir a recuperação judicial.O então presidente, Fernando Henrique Cardoso acabou, aos poucos privatizando o patrimônio nacional, nas mãos de particulares e estrangeiros. Segundo o sitio annesillva.xpg.com.br , o Estado teria passado por cima da pesquisa do Instituto Vox Populi (maio/98), na qual tinha constatado que a maioria da população era contra a privatização, principalmente da Celpa.
A privatização da empresa trouxe a dissolução de equipes técnicas de altíssima capacitação e experiência, constituídas ao longo de décadas, assim como a temerária fragilização técnica da empresa.
Em virtudes da série de problemas com a Celpa, atualmente é cogitada a possibilidade de re-estatizar a empresa. A Eletrobras, empresa estatal que escapou das privatizações, pode adquirir o controle acionário da companhia, a Eletrobras tem 34 % do controle acionário e admitiu ontem (28) a possibilidade de compra.

Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário