quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Clubes da região Norte podem criar torneio

A proposta surgiu da diretoria do Nacional - AM, e parece ter agradado em cheio os dirigentes dos clubes da Região Norte do país, e principalmente os clubes paraenses. No final de 2012, os clubes da região podem se reunir em um torneio aos moldes da extinta Copa Norte.

Disputada entre 1997 e 2002, a Copa Norte reunia os campeões estaduais da região (incluindo o estado do Maranhão) e a partir do ano 2000 passou a valer uma vaga para a Copa dos Campões, criada naquele ano para reunir os campeões regionais, valendo vaga para a Libertadores.

Os torneios regionais e a Copa dos Campeões foram realizados até 2002, mas sua última edição levou um campeão da Copa Norte para a Libertadores da América de 2003, o Paysandu. Com a retomada da Copa Nordeste em 2010, era questão de tempo um retorno da Copa Norte.

A ideia foi trazida aos clubes paraenses pela diretoria do Nacional, quando esteve em Belém para os amistosos do clube amazonense no dia 21 contra o Remo e no dia 23 contra o Paysandu.

De acordo com o diretor de Futebol do Clube do Remo, Francisco Rosas, a ideia foi muito bem aceita pelo Leão, mas ainda não há nenhuma proposta concreta sobre o torneio. "Eles devem estar avaliando a viabilidade do torneio para os clubes do Amazonas, para depois propor algo."

Rosas disse ainda que o torneio tem chances de contar com um forte apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que pretende investir no futebol da região Norte. "A ideia agrada a CBF, principalmente porque Manaus é uma das sedes da Copa de 2014."


Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário