terça-feira, 1 de novembro de 2011

La Niña antecipa o inverno no Pará

Novembro terá chuvas acima do normal, marcando o início do inverno no Pará, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet). O sul do Pará já vive intenso período de chuvas. A antecipação das chuvas, que chegam entre a segunda quinzena de dezembro e janeiro, acontecerá este mês por causa do fenômeno La Niña, o oposto do El Niño, motivado por um resfriamento anormal do oceano Pacífico. "As temperaturas na costa da Austrália já evidenciam este resfriamento, por isso existe a possibilidade do La Niña adiantar o nosso período de chuvas. Mas ainda não está confirmado", explicou o coordenador do 2º Distrito de Meteorologia do Inmet em Belém, José Raimundo Abreu.

As chuvas em outubro ficaram acima da média para o período. "Outubro e novembro são os mais secos do verão paraense. Com certeza, a quantidade de chuvas este mês ultrapassou a média, que é de cerca de 100 milímetros", informou José Raimundo, e novembro não será diferente. São esperados cerca de 130 mm de chuvas em Belém. "Essa primeira semana de novembro, a partir do feriado, será marcada por uma maior frequência de pancadas de chuva. Não teremos predominância de céu nublado, mas o clima não será o normal do período".

Enquanto Belém ainda aguarda confirmação das suas alterações climáticas, o sul do Pará já vive um período de chuvas fortes. "Registramos cerca de 100 mm de chuva em um intervalo de 12 horas em Parauapebas. Esse volume é alto, quase equivale a um mês inteiro em Belém", informou o coordenador. Novembro deverá trazer ainda mais chuvas para o interior do estado. Nos municípios de Tucuruí, Parauapebas, Itaituba a previsão é de muita chuva. "Na região próxima a Marabá as chuvas terão menor intensidade, porém, mais ao sul do estado a previsão é de chuvas intensas". Devido às mudanças de pressão atmosférica causadas pelo fenômeno La Niña, ventanias como a que atingiu os bairros do Marex e CDP na tarde de domingo, 30, poderão acontecer no Estado.
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário