quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Decisão judicial não prejudica obras em Belo Monte, afirma Norte Energia

BRASÍLIA – A decisão judicial que impede obras no Rio Xingu não deve atrasar o cronograma de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, prevista para entrar em operação em 2015. A informação é do diretor-presidente da Norte Energia, empresa responsável pela construção da usina, Carlos Nascimento. Segundo ele, o progresso da obra continua dentro do cronograma.

Nascimento disse que a empresa já recorreu da decisão da 9ª Vara Federal no Pará, que proibiu a empresa de fazer qualquer alteração no leito do Rio Xingu. “A liminar diz que não podemos fazer obras no leito do rio, mas temos muitas obras que são feitas no seco”, explicou. O executivo participou hoje (3) de uma reunião no Ministério do Planejamento para tratar do andamento da obra. Segundo Nascimento, o contrato de financiamento de R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obra deve ser liberado até dezembro.

Também participaram da reunião os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do Planejamento, Miriam Belchior; e os presidentes da Eletrobras, José Carvalho da Costa Neto; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl; e da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira.

Neste momento, os ministros estão reunidos para avaliar as obras de geração de energia que constam do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo apresentará o balanço trimestral do PAC no dia 17 de novembro.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário