quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CPI do Tráfico Humano investiga denúncias no Marajó

Os deputados da CPI que apura o tráfico humano do Estado do Pará realizam audiências públicas nas cidades de Breves e Curralinho. No próximo dia 17 de novembro, a audiência será na Câmara Municipal de Breves, e no dia seguinte, 18, a reunião acontecerá na colônia de pescadores de Curralinho. Nas audiências públicas os deputados irão averiguar denúncias nestes municípios e em Portel. Serão ouvidas vítimas, testemunhas e acusados de envolvimento com o tráfico de mulheres, jovens e adolescentes para exploração sexual no Brasil e no exterior.
Até o presente momento a CPI ouviu em depoimento 66 pessoas sendo 34 sigilosamente e 32 em audiências públicas: o Profº. Armando Zurita Leão – Coordenador do Instituto de Divulgação da Amazônia, estudioso sobre o tráfico internacional de profissionais do sexo; as mães de duas jovens que foram traficadas para a Espanha e Portugal respectivamente, Rosalina Pereira Gama e Maria de Nazaré Costa Tabosa; Carlos Alberto Mancha, diretor das categorias de base do Paysandu; e Roberto Macedo Júnior, agente credenciado pela Fifa no Pará.

Também foram ouvidos os empresários paulistas, Marcos Vinicius Cardoso e Daiane Flávia Silva, e o proprietário do Clube Vila Rica Marajó, Sérgio Araújo Nascimento, a travesti Biane, Edson dos Santos Carneiro, e ainda 9 depoimentos em Bragança.
Lucro ilegal- No comércio ilegal, o tráfico humano movimenta atualmente mais de US$ 12 bilhões por ano, segundo dados da ONU. A atividade compete apenas com o tráfico de armas. É comprovadamente a segunda prática criminosa mais lucrativa do mundo.
Fonte: Alepa

Nenhum comentário:

Postar um comentário