segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ventos ultrapassam 80 km por hora em Manaus

MANAUS – Ventos de até 80 quilômetros por hora causaram danos a ruas e moradores de Manaus, no início da tarde desta segunda-feira (10). A velocidade dos ventos, medida pelo Departamento de Meteorologia do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital, seria forte o suficiente para suspender o tráfego de veículos na ponte sobre o rio Negro – caso a obra já estivesse inaugurada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a forte tempestade é resultado da chegada do fenômeno La Niña à região amazônica.

Após meses de calor e baixa umidade, Manaus chega ao período chuvoso. A chefe do Inmet, Lúcia Gulart, contou ao portalamazonia.com que as chuvas se anteciparam. “O período chuvoso deveria se consolidar em novembro, mas o fenômeno La Niña adiantou as precipitações. Com isso, as correntes marítimas e de ar mudaram de posição e criaram nuvens profundas e ionizadas”, disse.

Lúcia contou ainda que o volume das chuvas desta segunda-feira chega a mais da metade do previsto pro mês de outubro. “Esperávamos cerca de 120 mL de precipitação, mas o volume já chegou a 62 mL até hoje. A partir de agora, teremos dias inteiros de chuva no Estado todo”, falou.

Os danos causados pelas chuvas e rajadas de vento podem ser vistos por toda a capital. Segundo o Corpo de Bombeiros, as zonas Leste e Oeste foram as mais prejudicadas pela tempestade. As fortes rajadas derrubaram diversas árvores e a concessionária Amazonas Energia disse ainda não ter dados precisos de quantos postes da rede elétrica foram danificados.

De acordo com Lúcia, o forte temporal deve se repetir mais vezes até o mês de novembro. “As tempestades amazônicas são conhecidas por englobarem fortes chuvas, rajadas de vento, trovoadas e até granizo. Com tudo isso, os danos devem continuar até o fim do período chuvoso”, disse.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário