quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pesquisa confirma sorotipo quatro do vírus da dengue em Manaus

MANAUS -  Pesquisa confirma a presença de quatro sorotipos do vírus da dengue circulando simultaneamente na cidade de Manaus.  O estudo ‘Doenças febris agudas em uma unidade terciária de saúde da Amazônia Ocidental Brasileira: estudos de epidemiologia, caracterização clínica e diagnóstico’, confirmou a suspeita.

Segundo a pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), doutora Maria Paula Gomes Mourão, o estudo diagnosticou os casos de doenças com febre aguda indiferenciada atendidos na FMT-AM e envolveu 900 pacientes com quadro febril agudo de no máximo seis dias de duração.

De acordo com a pesquisadora, esta é a primeira vez que essa realidade é relatada no Brasil e são poucos os países da América Latina que apresentam essa problemática.

“Em última análise, a presença dos quatro tipos do vírus da dengue em Manaus significa que atingimos o nível mais alto de endemicidade da doença e que, a partir desse momento, nossa população fica mais suscetível a infecções repetidas pela doença e com maior gravidade, especialmente as crianças”, disse

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário