sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Chove o dobro do esperado para outubro em Manaus

MANAUS – A forte chuva registrada no início da tarde desta sexta-feira (21), na capital amazonense, fez com que o índice pluviométrico para o mês de outubro chegasse ao dobro do estimado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No acumulado do mês, já choveu 202 mm, dos pouco mais de 100mm previstos para o período.

Somente até às 14h de hoje, o Inmet registrou 52mm de precipitação – metade do esperado para outubro. A explicação para o fenômeno é o início do “inverno amazônico”, intensificado pelo fenômeno La Niña. “Essa variação climática acontece por se tratar de um período de transição entre o período seco e o chuvoso”, explicou a chefe do Inmet no Amazonas, Lúcia Gulart.

A previsão do Instituto é de novas tempestades até o fim deste mês. Lúcia disse, ainda, que os temporais continuarão durante todo feriado até o dia da inauguração da ponte sobre o rio Negro, na próxima segunda-feira (24).  Os índices de chuva devem diminuir somente a partir de novembro.

Danos

Em Manaus, as chuvas e as rajadas de vento desta tarde causaram transtornos em diversas áreas da capital. De acordo com diretor de operações da Manaus Energia, Radyr Gomes, os bairros do Coroado e Distrito Industrial ficaram sem fornecimento de eletricidade. “Essas áreas são bastante arborizadas, então os ventos fazem com que os galhos atinjam os fusíveis de energia, causando danos à rede elétrica”, afirmou. Os técnicos foram acionados e os fusíveis devem ser trocados até o final do dia.

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário