quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Tribunal do Júri da Comarca de Santarém condena detento a mais 40 anos de prisão por morte de dois colegas em presídio

O Tribunal do Júri da Comarca de Santarém condenou a 40 anos de prisão, nesta terça-feira, 14, o detento foragido Denis Welverton Silva Sousa, 29 anos. Ele foi acusado, com mais sete presidiários, de matar os colegas de presídio, Néris Fernandes Vieira e Julciney da Silva Gonçalves. O crime, ocorrido em julho de 2005, ficou conhecido como a "Chacina de Cucurunã". As vítimas foram mortas com várias estocadas no corpo e todos e os acusados já foram condenados pelo crime.
Segundo a denúncia, a vítima Julciney havia sido abusado sexualmente por alguns dos réus na noite anterior ao crime e ameaçava levar o caso à direção da penitenciária. Os oito detentos armaram uma cilada e o mataram à estocadas, fazendo o mesmo com seu colega de cela Néris Fernandes, que havia testemunhado tudo. Depois de mortos, os dois presos foram arrastados pelo pavilhão e expostos como troféus para os presos do pavilhão A, na disputa por poder dentro da cadeia.
Denis foi condenado por dois homicídios qualificados e formação de quadrilha. Os réus Aldir dos Santos Sousa, José Ribamar Correa Farias, Raimundo Erison Oliveira dos Santos, Raimundo Celineudo de Assis Silva, Damião Romano Mendes e Geovan de Jesus Coutinho e Albertino dos Santos Bentes (foragido) foram a julgamento durante o ano de 2010.
A sessão, presidida pelo juiz Gérson Marra Gomes, contou com a atuação do Rodrigo Aquino e do defensor público Daniel Archer França. Este foi o 85º júri da Vara Especializada do Tribunal do Júri, em dois anos de atuação.
Agenda – Os réus foragidos Edson Luiz Pimentel Tapajós e Francisco José Rebelo de Araújo serão os próximos a sentarem no banco dos réus, nesta terça-feira, 20. Eles são acusados do homicídio de Gilberto Castro, em 1996.

Fonte: TJPA
Texto: Vanessa Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário