segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PF investiga incêndio em depósito com madeiras do Ibama no Pará

Peritos da Polícia Federal investigam a causa de um incêndio em um depósito de madeiras do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) em Santarém (PA).O fogo destruiu 3 mil toras mantidas sob juízo que foram apreendidas desde 2008 em operações da instituição contra o desmatamento ilegal da Amazônia.O fogo começou na tarde deste domingo (18) em uma área do bairro Aldeia, ao lado da gerência regional do Ibama no município.

De acordo com Lenilson Gomes Costa, um dos responsáveis pelo escritório da instituição, o Corpo de Bombeiros não conseguiu conter as labaredas, que chegaram a alcançar cinco metros de altura. Segundo Hugo Américo Schaelder, gerente regional do Ibama, um laudo preliminar dos agentes da PF aponta que o incêndio foi criminoso.

“O inquérito final vai definir a causa. Sabemos que a estiagem aqui na região é forte, mas a forma que o fogo se propagou não foi normal. A motivação para um incêndio criminoso é desconhecida”, disse Schaelder. O depósito era provisório e as toras não podiam ainda ser encaminhadas para doação devido a entraves burocráticos.

De acordo com a gerência do Ibama em Santarém, a região tem sofrido com a extração ilegal de madeira, retirada para venda ilegal e atividades agropecuárias. Sem precisar números, o escritório afirma que desde o início do ano ocorreram várias apreensões de transporte clandestino de toras para outras regiões. “Apesar de termos registrado uma redução, o desmate ainda acontece”.

Dados do sistema de monitoramento de desmatamento em tempo real da Amazônia Legal (Deter) apontam que, entre o período de agosto de 2010 e julho de 2011, o Pará derrubou 857,6 km² e foi o segundo estado que mais devastou o bioma, atrás apenas do Mato Grosso, responsável pela derrubada de 956,7 km².

Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário