sábado, 17 de setembro de 2011

PF cumpre mandado em sede de Ong, na Zona Sul de Manaus

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta sexta-feira (16), um mandado de busca e apreensão na sede do Instituto Amazônia - uma Organização Não Governamental (ONG) -, localizada no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul de Manaus.
A ação, de acordo com o delegado federal Domingos Sávio Pinzon, é um desdobramento da Operação Zaqueu - deflagrada em 2 de fevereiro de 2004 -, ocasião em que 10 auditores fiscais do trabalho, juntamente com sete executivos e um contador foram presos acusados de estarem envolvidos num esquema fraudulento de fiscalizações trabalhistas.
O Instituto Amazônia teria como compromisso ofertar cursos gratuitos à população, a partir dos recursos repassados por órgãos públicos federais, empresas e instituições.
Entretanto, segundo Domingos Sávio, as investigações dão conta de que o lugar teria sido criado por uma das empresas investigadas pela Zaqueu, para repassar o pagamento das propinas aos auditores fiscais, que deixavam de aplicar multas referentes às irregularidades verificadas na empresa, em troca de suborno.
Conforme o delegado federal, uma das principais empresas investigadas teria repassado R$ 100 mil ao instituto.
Na sede do Instituto Amazônia foram apreendidos vários documentos contábeis, que serão submetidos à perícia técnica.
Ainda de acordo com o delegado Domingos Sávio Pinzon, o responsável pelo lugar – identificado por ele apenas como Paulo -, em breve deverá prestar depoimento à Polícia Federal.

Fonte: Jornal Acrítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário