quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A história relata o desejo político e popular da divisão do estado do Pará e da criação do Estado do Tapajós.

Em 1754 Francisco Xavier de Mendonça Furtado, Governador do Grão-Pará e Maranhão, já considerava o baixo-Amazonas um território independente tendo Santarém como uma espécie de capital.
Em 1876 O Coronel Augusto Furtado de Souza propõe a criação do Tapajós como uma das 40 províncias do Brasil Imperial.
Em 1919 a 1977 em sete ocasiões e em todas às vezes nas quais se propõe a reorganização política do Brasil, foi proposta a criação do Tapajós.
Em 1990 A comissão do Congresso Nacional recomenda a criação do Tapajós, único entre os Estados propostos a atender todos os critérios estabelecidos.
Em 1991 O Deputado Federal Hilário Coimbra propõe o plebiscito da emancipação política e econômica do Estado do Tapajós.
Em 1992 17 mil pessoas apresentam emenda popular para a criação do Tapajós, através da frente popular pela criação do Estado.
Em 1995 é publicado o primeiro estudo de viabilidade econômica do Tapajós, sob a coordenação do comitê Pró-Criação do novo Estado.
Em 2000 o Senador Mozarildo Cavalcante propõe e aprova na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado, a criação do Estado do Tapajós.
Em 2001 o projeto do Estado do Tapajós foi aprovado pela CCJ da Câmara Federal.
Em 2011 foi aprovado na câmara Federal o plebiscito para consulta popular sobre a divisão do Pará com a criação do Estado do Tapajós e em seguida encaminhado ao Senado Federal para deliberação.
Portanto é fato, 77 JÁ!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário